Assine nossa newsletter

Contabilidade

A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (22/12) o Projeto de Lei nº 246, que reduz a alíquota básica do ICMS no Rio Grande do Sul.

O projeto aprovado reduz a alíquota básica de ICMS de 18% para 17,5% em 2021, sendo que em 2022 esta alíquota voltará a ser de 17%, índice vigente antes das majorações de 2015. Já a alíquota de ICMS sobre energia, combustíveis e telecomunicações permanece em 30% em 2021 e cairá, em 2022, para 25%, índice aplicado antes da majoração.

Continuar lendo

No último domingo dia 20/12/2020, a Equipe da Ello Gestão Contábil, esteve em diversos bairros de Canela, distribuindo kit de guloseimas para as crianças. Essa ação feita pela Ello é um pequeno gesto onde cerca de 400 crianças ganharam os kits compostos de chocolates, balas e pirulitos.No último domingo dia 20/12/2020, a Equipe da Ello Gestão Contábil, esteve em diversos bairros de Canela, distribuindo kit de guloseimas para as crianças. Essa ação feita pela Ello é um pequeno gesto onde cerca de 400 crianças ganharam os kits compostos de chocolates, balas e pirulitos.

Continuar lendo

Um novo decreto do governo do Rio Grande do Sul, divulgado na madrugada desta terça-feira (15), altera regras da bandeira vermelha do distanciamento controlado. Atendendo às expectativas para as vendas do Natal e também para a chegada do verão, os horários de funcionamento do comércio de rua, dos bares e dos restaurantes foram ampliados, e a proibição do público nas faixas de areia das praias foi flexibilizada. 

O comércio ganhou três horas a mais de atuação, com ingresso do público até as 22h e encerramento obrigatório às 23h. Antes, o comércio deveria fechar às 20h.

Continuar lendo

Após oito meses de Distanciamento Controlado, pela primeira vez, duas regiões ficaram com o nível de restrição máximo previsto no sistema de enfrentamento à pandemia no Rio Grande do Sul. O governo do Estado divulgou nesta segunda-feira (14/12) que as regiões de Bagé e de Pelotas estão oficialmente em bandeira preta (risco epidemiológico altíssimo) a partir da 0h desta terça (15).

Isso porque o Gabinete de Crise indeferiu todos os pedidos de reconsideração feitos por associações regionais e municípios principalmente devido à constante redução de leitos de UTI livres. No caso de Pelotas, a solicitação havia sido enviada pela associação regional, enquanto em Bagé foi pelo município.

Continuar lendo

No mapa divulgado nesta sexta-feira (11), a Serra atingiu pontuação 2,49 no modelo de distanciamento. Se fosse 2,5, a região estaria classificada no nível mais alto de restrição. A situação obrigou a Amesne a mudar a postura diante do modelo de distanciamento. Agora, em vez de tentar reverter a bandeira vermelha, o foco é evitar o chamado "risco altíssimo". E o presidente da entidade

Continuar lendo

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2735/20, que cria um Programa Extraordinário de Regularização Tributária (Pert), nos moldes do Refis, para minimizar o impacto econômico da pandemia da Covid-19. Para especialista, o programa para parcelamento de dívidas com o Fisco não significa uma simples negociação dos débitos, mas sim uma urgente alternativa de socorro à cadeia econômica.
 

Continuar lendo

Desde o início da pandemia, estudos realizados pelo Sebrae, em parceria com a FGV, apontam que não tem sido fácil para os donos de pequenos negócios conseguirem empréstimos para manter as empresas em funcionamento.

No último estudo feito, entre a última semana de setembro e 1º de outubro, 31% dos empresários responderam que conseguiram crédito - o maior percentual registrado ao longo dos últimos meses.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios continua sendo um dos principais desafios durante a pandemia.

Continuar lendo

A suspensão do contrato de trabalho tem como efeito, em regra, a suspensão das principais obrigações entre as partes. Cessa a prestação do serviço e o dever de remunerá-la e o referido período não conta como tempo de serviço.

Conforme estabelece o §1º do artigo 1º da Lei 4.090 de1962, o 13º salário corresponde a 1/12 avos da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço do ano correspondente. E o §2º, do mesmo dispositivo, expressamente estabelece que a fração igual ou superiora 15 dias de trabalho será havida como mês integral para efeitos do cálculo do 13º salário.

Assim, a suspensão do contrato de trabalho em relação ao 13º, exclui o mês do cômputo dessa parcela salarial, caso não seja atingido o número mínimo de 15 dias de trabalho na forma da Lei 4.090 de 1962.

Continuar lendo

O que é o DIFAL?

O Estado do Rio Grande do Sul, assim como outros Estados da federação, instituiu a cobrança do diferencial de alíquota, que prevê o recolhimento da diferença entre a alíquota interestadual para a alíquota interna nas aquisições de mercadorias outros Estados, porém, incluíram de forma totalmente equivocada as empresas optantes pelo Simples Nacional.

Continuar lendo

Já não é mais nenhuma novidade os impactos que a pandemia da Covid-19 causou em diversos setores do Brasil, afetando sobretudo, os trabalhadores que foram sujeitos a condições de trabalho especiais mediante a redução e suspensão da jornada e salários no intuito de assegurar os postos e evitar o desemprego. 

No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a crise econômica decorrente do novo coronavírus, o pagamento de alguns benefícios deve ser honrado junto aos trabalhadores, é o caso do 13º salário e das férias, dois dos mais aguardados pelos funcionários. 

Já não é mais nenhuma novidade os impactos que a pandemia da Covid-19 causou em diversos setores do Brasil, afetando sobretudo, os trabalhadores que foram sujeitos a condições de trabalho especiais mediante a redução e suspensão da jornada e salários no intuito de assegurar os postos e evitar o desemprego. 

No entanto, é importante ressaltar que mesmo com a crise econômica decorrente do novo coronavírus, o pagamento de alguns benefícios deve ser honrado junto aos trabalhadores, é o caso do 13º salário e das férias, dois dos mais aguardados pelos funcionários. 

Continuar lendo

No caso de necessidade de reparcelamento de débitos constantes nos parcelamentos em andamento ou que tenha sido rescindido, o contribuinte poderá negociar, condicionado a que a primeira parcela seja igual a:

  • 10% do total dos débitos consolidados; ou
  • 20% do total dos débitos consolidados, caso haja débito com histórico de reparcelamento anterior.
Continuar lendo

estaurantes com sistema de bufê estão liberados para funcionar em municípios com bandeiras amarela (risco epidemiológico baixo) e laranja (risco epidemiológico médio). A autorização está em decreto publicado pelo governo do Estado na sexta-feira (9). Com isso, os clientes podem se servir sozinhos, mas para isso precisam seguir uma série de cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. 

novo texto para esse tipo de estabelecimento veio junto com a liberação de eventos sociais e corporativos, como a reabertura de teatros, cinemas e feiras empresariais — respeitando-se uma série de protocolos. 

Nos restaurantes em que o próprio consumidor serve a refeição, é necessário observar cuidados como uso de máscara, higienização de talheres e pegadores e distanciamento entre os clientes. 

Nas casas que têm apenas serviço de a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço, o atendimento presencial está autorizado também em bandeira vermelha, porém com horário restrito. Em municípios com bandeira preta, esses locais podem atender apenas por entrega, retirada ou drive-thru. Em localidades nessa classificação, empreendimentos com bufê selfservice não estão autorizadas a abrir para o público.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!