Assine nossa newsletter

Contabilidade

Após o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Refis para pequenos negócios, o governo anunciou nesta terça-feira, 11, um novo programa de renegociação de dívidas para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas do Simples Nacional. A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU).

Programa de Regularização do Simples Nacional permite que microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte optantes do Simples Nacional afetados pela pandemia renegociem as dívidas com desconto e parcelamento. A entrada será de 1% do total do débito, dividido em até oito meses.

Continuar lendo

Um novo ano se inicia e com ele muitos planos e objetivos, e para quem empreende, tornar a empresa mais lucrativa e crescer é a principal meta. Para começar bem e de forma correta o novo ano da sua empresa, é necessário se atentar ao Planejamento Tributário, que pode não ser nenhum bicho de sete cabeças, mas exige a atenção de uma consultoria especializada, que te ajude a extrair dessa possibilidade, melhores escolhas para sua empresa, que impactam no lucro e nos impostos que serão pagos ao longo do ano.

Continuar lendo

O Ministério da Economia bateu o martelo para a prorrogação do prazo de adesão ao Simples Nacional de 31 de janeiro para 31 de março, segundo informou ao Estadão o relator do projeto do Refis (parcelamento de débitos tributários) dos Microempreendedores Individuais (MEI) e das micro e pequenas empresas, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP).

Segundo ele, esse é primeiro passo para a solução do impasse depois que o presidente Jair Bolsonaro vetou a lei do Refis aprovada pelo Congresso no final do ano passado. O secretário da Receita Federal, Júlio César Vieira Gomes, deve convocar uma reunião do Comitê Gestor do Simples Nacional para aprovar a prorrogação do prazo.

Continuar lendo

Comunico a Vossa Excelência que, nos termos previstos no § 1º do art. 66 da Constituição, decidi vetar integralmente, por inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público, o Projeto de Lei Complementar nº 46, de 2021, que "Institui o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp)".

Continuar lendo

Sua empresa cresceu e ultrapassou o limite de faturamento estipulado? Parabéns! Essa é uma ótima notícia. Mas com essa notícia vem a preocupação do que fazer referente em relação ao status da sua empresa. Há algumas medidas importantes que devem ser tomadas e escolhas a serem feitas. Nesse artigo vamos te ajudar a entender que não é nem um bicho de sete cabeças, e que com a orientação correta de uma contabilidade, essas alterações são simples e rápidas de serem realizadas. 

Continuar lendo

Talvez você ache que saiba tudo o que um contador pode fazer pela sua empresa, mas a importância desse profissional pode ir muito além do que você espera, e ter um grande impacto no seu negócio.  

 

Pagar menos impostos de forma legalizada 

Quem não quer pagar menos impostos, não é mesmo?! O sonho de muitos empresários em pagar menos impostos pode ser algo viável tendo por exemplo, um sistema bem parametrizado para emissão de notas. Uma contabilidade pode te auxiliar nisso e mais, estando respaldados sempre na legalidade, pois o objetivo é descomplicar a vida de uma empresa, e não o inverso.  

Continuar lendo

 

Você acha que não precisa contratar um contador porque você mesmo cuida das burocracias da empresa? Se equivoca quem pensa que o papel da contabilidade é meramente burocrático. O papel de impacto desses profissionais vai além e está presente em negócios com histórias de sucesso. Confira no nosso artigo sobre a importância da contabilidade parceira. 

Continuar lendo

Você é o dono da sua empresa, passa mais tempo nela do que em casa, e na hora de pagar as contas não faz distinção entre o que é de Pessoa Jurídica (PJ) e o que é de Pessoa Física (PF), afinal, é tudo a mesma coisa, não é?! A resposta é não. Saber organizar e separar as despesas, exige atenção e cuidado, e evita muitos problemas lá na frente, preservando a sua financeira da sua empresa.  

Afinal, se você já parou para pensar sobre o porquê tantas empresas vão à falência, sabe que a má gestão financeira tem grande impacto. Mas calma, mesmo que esteja tudo bagunçado agora, o reconhecimento dessa prática prejudicial é o primeiro passo para buscar melhorias e colocar as coisas em ordem. O que vai te proporcionar uma melhor visão e controle dos dois aspectos da sua vida, pessoal e empresarial.   

Continuar lendo

Contratar funcionários, monitorar equipe, pensar em logísticas, cuidar do financeiro... São muitas as funções acumuladas por empresário de pequeno e médio porte, e muitas vezes sem uma preparação adequada para lidar com as demandas mais técnicas e burocráticas, como é o caso da contabilidade. O controle financeiro de uma empresa é o pilar para a estabilidade e longevidade do seu negócio, sendo assim, é preciso dar especial atenção para essa área que conta com conhecimentos técnicos necessários para alavancar a saúde financeira da sua empresa.  

Continuar lendo

O mundo dos negócios, cada vez mais dinâmico, assim como todos os mercados exigem da empresas um intenso controle das suas operações a fim de validar suas estratégias, e garantir que estão sendo executadas da melhor maneira possível.

Por isso, acompanhar métricas é essencial para saber se as ações da empresa estão dando o resultado esperado, conforme os seus objetivos e metas traçadas. Ao entender essas métricas será possível fazer correções para alinhar o seu negócio aos objetivos que deseja alcançar.

Continuar lendo

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!