Assine nossa newsletter

Como uma contabilidade pode auxiliar sua empresa a lucrar mais?


Como uma contabilidade pode auxiliar sua empresa a lucrar mais?

 

Contratar funcionários, monitorar equipe, pensar em logísticas, cuidar do financeiro... São muitas as funções acumuladas por empresário de pequeno e médio porte, e muitas vezes sem uma preparação adequada para lidar com as demandas mais técnicas e burocráticas, como é o caso da contabilidade. O controle financeiro de uma empresa é o pilar para a estabilidade e longevidade do seu negócio, sendo assim, é preciso dar especial atenção para essa área que conta com conhecimentos técnicos necessários para alavancar a saúde financeira da sua empresa.  

 

Em que pontos uma contabilidade pode ajudar sua empresa? 

 

Identificar despesas e aumentar a margem de lucro  

Uma consultoria especializada vai conseguir analisar todas as etapas financeiras do negócio e encontrar gargalos e pontos onde as despesas podem ser cortadas, e cortar despesas não significa sempre demitir funcionários, muitas vezes o produto ou serviço oferecido está com a margem de lucro baixa, e isso passa despercebido pela falta desse entendimento macro do negócio. Nesse ponto a consultoria de contabilidade consegue identificar através de uma análise completa, todos os pontos que determinam o preço final de um produto ou serviço, e age para mapear os gastos desnecessários, cortar custos e definir estrategicamente uma margem de lucro.  

O conhecimento técnico de isenções fiscais sobre alíquotas ou folha de pagamento, oferecidos para determinados estados ou municípios também entra nessa lista de ponto que ajudam a enxugar gastos. A expertise da contabilidade é necessária para encontrar essas oportunidades. 

Diminuir custos e aumentar lucros, é a receita para a empresa ganhar competitividade no mercado, pois um fluxo de caixa rentável permite planos e investimentos para melhoria e expansão.  

 

Antecipar imprevistos  

A contabilidade garante um suporte eficaz para o seu negócio não ser pego de surpresa diante de problemas e se antecipar aos imprevistos tendo um caixa organizado para que gastos que não estavam previstos, como conserto de equipamentos, custos empregatícios, sejam sanados sem maiores sustos. Sendo o financeiro a base de uma empresa, todas as decisões passam pela análise de números e ter cada dado financeiro registrado e controlado torna mais seguro e assertivo a administração.   

 

Previsão de crescimento 

Tocar a administração de uma empresa sem planejar um futuro de curto e médio prazo é um risco que impacta no seu crescimento e um rumo certo à estagnação e ao prejuízo. Nessa etapa é possível analisar de forma clara como uma consultoria entrega valor quando inserida no seu negócio. Para uma empresa crescer é necessário planejamento dos próximos passos a serem tomados, a análise de risco diante de cada tomada de decisão, e para uma projeção confiável com base nos dados contábeis.  Essa previsão garante um crescimento saudável com uma perspectiva clara do real potencial da empresa, o que rende credibilidade diante do mercado ao apresentar de forma concreta sua perspectiva de lucro e faturamento.  

Uma contabilidade especializada cuidando da saúde financeira da sua empresa, é o melhor investimento para esse que é o investimento da sua vida. Pois, como já abordamos anteriormente, a má gestão financeira, que inclui gastos não percebidos, baixa margem de lucro, falta de separação entre despesas pessoais e empresarial, é a principal causa de falência entre empresas, e tudo isso pode ser evitado tendo uma boa consultoria para estruturar o financeiro e manter o capital de giro necessário para investir na empresa a que muitos investem tudo o que tem.  



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!